segunda-feira, maio 23, 2011

Influência da Politica de Boa Vizinhança

Após a quebra da bolsa de valores, e o inicio da grande depressão, os Estados Unidos precisava de novas táticas para dominar os países latino-americanos. Uma tentativa que foi repudiada na década de 30, foi a Doutrina Monroe.

Depois de sua eleição como presidente dos EUA Franklin D. Roosevelt criou na primeira metade da década de 1930, a “Política de Boa vizinhança”, que tinha como objetivo a influência dos EUA, nos países latino-americanos. E as elites desses países, apoiaram esta penetração cultural, pois muitas das vezes satisfaziam os seus interesses, os quais estavam, na maioria das vezes, ligados aos EUA.

Foi neste contexto que os brasileiros aprenderam a substituir os sucos de frutas tropicais onipresentes à mesa por uma bebida de gosto estranho e artificial chamada Coca-Cola. Começaram também a trocar sorvetes feitos em pequenas sorveterias por um sucedâneo industrial chamado Kibon, produzido por uma companhia que se deslocara às pressas da Ásia, por efeito da guerra. Aprenderam a mascar uma goma elástica chamada chiclets e incorporaram novas palavras que foram integradas à sua língua escrita. Passaram a ouvir o fox-trot,o jazz, e o boogie-woogie, entre outros ritmos, e assistiam agora a muito mais filmes produzidos em Hollywood. Passaram a voar nas asas da PanAmerican, deixando para traz os “aeroplanos” da Lati e da Condor.



Zé Carioca criado para representar a política da Boa Vizinhança

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