terça-feira, junho 21, 2011

O Bloqueio de Berlim

Guerra Fria foi o período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

Na sequência da Conferência de Potsdam, o território alemão foi dividido pelas quatro potências vencedoras: Inglaterra, França, EUA e URSS. No entanto, o clima de desentendimento e confrontação entro os Estados Unidos e a União Soviética depressa se reflectiu na gestão do espaço em causa.

No primeiro ano da paz, a URSS conseguiu expandir os seus ideais um pouco pela Alemanha, o que fez com que os ingleses e os americanos olhassem a Alemanha, não como um inimigo vencido, mas como um aliado possível para conter o avanço soviético. O renascimento alemão tornou-se uma prioridade para os americanos, que intensificaram os esforços para a criação de uma república federal constituída pelos territórios sob ocupação das três potências ocidentais, a República Federal Alemã (RFA).

Tomando este acto como uma violação dos acordos estabelecidos, a União Soviética protestou vivamente, mas acabou por desenvolver uma actuação semelhante na sua própria zona, que conduziu à criação de um Estado paralelo, sob a alçada soviética, a República Democrática Alemã (RDA).

No entanto, este processo de divisão trouxe para o centro da discórdia a situação de Berlim já que na capital, situada no meio da área soviética, continuavam estacionadas as forças militares das três potências ocidentais. Numa tentativa de forçar a retirada dessas forças, Estaline bloqueou os acessos terrestres à cidade aos três aliados. O Bloqueio de Berlim, iniciado em Junho de 1948 e levantado em Maio de 1949, constituiu o primeiro medir forças entre as duas potências.

A URSS encerrou o bloqueio à 00h01 de 12 de maio de 1949. Contudo, a ponte aérea continuou a funcionar até 30 de setembro, pois os quatro países ocidentais preferiram criar um estoque de suprimentos em Berlim Ocidental para o caso de novo bloqueio soviético.



Nenhum comentário: